domingo, 23 de outubro de 2011

Abaixo assinado contra o aumento abusivo das mensalidades - UCS


“Não sei nem o que falar”. Foi com essa frase que a Coordenadora de Formação do DCEUCS e representante discente do Consuni, Manuele Araldi, quando o diretor financeiro da UCS, Gilberto Chissini, apresentou o índice de reajuste de 11,47%. O índice foi tão alto que espantou a maioria dos conselheiros. Segundo a reitoria esse índice de reajuste seria necessário pois, assim, a universidade conseguiria o equilíbrio financeiro.
Foi preciso duas horas de explanações para que a reitoria apresentasse o índice de 11,47%. Segundo as informações passadas pela reitoria, está previsto um aumento de custos de pessoal em 8%, um aumento nas despesas gerais de 6% e uma inadimplência de 1% (desse jeito pode ser maior). A UCS estima que o número de disciplinas cursadas ficará o mesmo que no ano de 2011.
Os conselheiros do DCE apresentaram durante toda a reunião questionamentos sobre o andamento das contas da UCS. Foi argumentado que os valores das mensalidades estão cada vez mais altos e, que esse aumento não está gerando uma receita maior. O DCE cobrou também, duramente, o cancelamento de disciplinas antes mesmo de serem disponibilizadas pelos alunos, prática que está acontecendo em muitos cursos, principalmente os menores.
Durante a discussão foram apresentadas algumas propostas alternativas. Os representantes do DCE apresentaram a proposta de reajuste pela inflação, que seria de 6,5%. Uma proposta foi apresentada no final: 9,8%.
Por último três propostas foram postas em votação: 10,47%, que foi amplamente rechaçada; 9,8%, que recebeu 6 votos contrários e 6,5% que recebeu apenas os votos dos dois conselheiros do DCE.
Segundo a universidade, mesmo com a proposta de 9,8% o déficit operacional da instituição deverá ficar em R$ 4 milhões para 2012. A proposta ainda será analisada pelo Conselho Diretor da FUCS (veja aqui quem são os conselheiros) que pode acatar ou ainda aprovar outro índice.
O DCE está organizando um abaixo assinado físico e virtual (acesse aqui) que será entregue ao Conselho Diretor na segunda feira.

Nenhum comentário: