Sobre

DIRETÓRIO ACADÊMICO


Constanza Formolo
Diogo Martinelli
Juliano Gaio
Letícia Frizzo
Marcos Grizzon
Maria Eduarda Venassi
Renan Alexandre Saggin
Sabrina Bertolazzi
Tayla Bertolazzi
Thais Piazza Rossi
Vanessa Gomes


INSTITUTO DE BIOTECNOLOGIA

Articulado com os centros universitários, o Instituto de Biotecnologia reúne doutores, mestres, graduados e técnicos, em diferentes áreas relacionadas à biotecnologia.
Multidisciplinar, esta equipe atua de maneira integrada e tem seu trabalho enriquecido pela participação de estudantes da pós-graduação e da graduação, que encontram no Instituto um campo fértil para ingressar no mundo da ciência e da tecnologia.

OS PROFESSORES


Aldo José Pinheiro Dillon

Biólogo pela FCMBB-UNESP, Mestre em Agronomia pela ESALQ-USP e Doutor em Genética Molecular e de Microrganismos pela UFRGS. Vice-Diretor do Instituto de Biotecnologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul ( mestrado e doutorado) . Tem experiência na área de fisiologia e genética microbiana (  mutagênese e fusão de protoplastos), atuando principalmente nos seguintes temas: celulases de Trichoderma spp e Penicillium echinulatum, fenoloxidases e corpos de frutificação de Pleurotus spp.

Alindo Butzke

Possui graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1971), graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade de Passo Fundo (1969), graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (1972), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia de Sistemas e Meio A pela Universidade de Léon (1997). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: floristic catalogue, melhoramento de campo nativo, queima de campo, phytosociology e antrópodes. Gestão das Lagoas Costeiras do Litoral Médio e Sul do Estado do Rio Grande do Sul (Patrocínio PETROBRAS AMBIENTAL).

Alois Eduard Schafer

Possui graduação em Biologia / Geografia - Universität Des Saarlandes (1973), doutorado (1975) em Biogeografia, livre docência em Biogeografia Universität des Saarlandes (1989). Atualmente é professor Doutor Adjunto III da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da qualidade de águas correntes, ecologia de lagoas costeiras, sistema de informação geográfica, biomonitoramento informatizado.

Günther Johannes Lewczuk Gerhardt

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado também em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), concentração em Física Teórica. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência em análise de biossinais e biossequencias (EEG em particular além de DNA). Coorientou dois doutorados e um mestrado junto ao Programa de Pos-Graduação em Medicina (Ciências Médicas) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em análise de sinais de EEG. Também coorientou uma aluna de mestrado junto ao Programa de Computação Aplicada do INPE, também em análise de biossequencias (DNA). Os maiores interesses são ferramentas para procura de padrões e periodicidades em biossequencias. Palavras chave: EEG, DNA, sequence analysis, Frequency analysis, Wavelets, Matching Pursuit, Periodicity.

Joséli Schwambach

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestre em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS (2003) e doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS (2007). Realizou pós doutorado em desenvolvimento vegetal na Universidade de Toronto-Canadá (2008) e pós-doutorado no Laboratório de Fisiologia Vegetal da UFRGS. É professora da Univesidade de Caxias do Sul no Instituto de Biotecnologia. Tem experiência com os seguintes temas: lenhosas, nutrição mineral, auxina, cultura de tecido e enraizamento adventício.

Juan Luis Carrau Bonomi

Especialista em Metodologia e Técnica da Pesquisa pela Universidade de Caxias do Sul,RS Brasil (1978). Fez carreira de Pesquisador e posteriormente Doutorado com o patrocínio da FAPERGS(Fundação do Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul ) Doutorado em Genética de Microrganismos pelo(IIAS), EUA (1981) e Pós-Doutorado pelo Institute of Biology of U.K.(Colégio de Biologos do Reino Unido), Londres,Inglaterra (1982).Pós-Doutorado na Norma de Orgânicos da Comunidade Econômica Européia(2092/91)Monteortone, Padova, Itália. Foi Diretor Fundador do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul(IB/UCS), tendo ocupado o cargo de Diretor durante os primeiros vinte anos(1975-1995). Sua principal linha de pesquisa em andamento tem haver com o cultivo de Plasmopara viticola em laboratório e com o desenvolvimento do primeiro Kit para o Controle Biológico do mencionado fitopatógeno.

Luciana Scur

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1988), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1992) e doutorado em Biologia Ambiental - Universidad de León (2005). Atualmente é professora titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fitossociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: catálogo florístico, biodiversidade, fitossociologia, alergenicidade.

Lucy Corsetti Piazza

Possui graduação em Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1976) , especialização em ECOLOGIA HUMANA pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1977) e especialização em TUTORIA EM FISIOLOGIA HUMANA pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (1983) . Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Ecologia , com ênfase em Ecologia Aplicada.

Marcelo Rossato

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas (1990), Bacharelado em Ciências Biológicas Habilitação Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1991), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (1996) e doutorado em Ciências Habilitação Agronomia - Fitomelhoramento pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Recurso Genético Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: óleos essenciais, bioprospecção de plantas nativas e desenvolvimento de tecnologia de extração microondas e CO2 super crítico e equipamentos de biologia molecular.

Marli Camassola

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (1999), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul. Realizou pós-doutorado no Imperial College London (2008-2009), onde participou do desenvolvimento de processos de pré-tratamentos de biomassa lignocelulósica com líquidos iônicos e enzimas. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Enzimas e Biomassa da Universidade de Caxias do Sul (UCS), membro do quadro de professores permanentes do programa em pós-graduação em Biotecnologia e professora de Microbiologia e Imunologia e Citogenética do curso de Ciências Biológicas da UCS. Tem experiência nas áreas de Fisiologia de micro-organismos, Bioquímica, com ênfase em processos bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e caracterização de enzimas hidrolíticas e fenol oxidases, hidrólise de lignocelulósicos e fermentações, além de experiência em Enobiotecnologia, Microbiologia industrial e Análises microbiológicas e físico-química de alimentos.

Mirian Salvador

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Química - Universidad de La Republica (1995). Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Danos Oxidativos e Antioxidantes.

Neiva Monteiro de Barros

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1979), mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (1985) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor adjunto III da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Controle de Pragas, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle biológico de lepidópteros com fungos entomopatogênicos, especialmente Nomuraea rileyi, extratos vegetais para o controle do cupim-de-madeira-seca (Cryptotermes brevis).

Ronaldo Adelfo Wasum

Possui Graduação em Licenciatura Plena em História Natural pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1972), Especialização em Museologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Biologia Ambiental - Universidad de León (2005). Atualmente é pesquisador em Botânica na Universidade de Caxias do Sul, curador do Herbário da Universidade de Caxias do Sul, coordenador do Jardim Botânico de Caxias do Sul, coordenador da Rede de Herbários do RS, membro da Comissão de Herbários do Brasil - SBB e professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Catálogo florístico, Jardins Botânicos, Educação Ambiental e Floresta Ombrófila Mista.

Rosane Maria Lanzer

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Biogeografia - Universitat Des Saarlandes (1989). Pesquisador visitante e pós-doutorado no Instituto de Química Ecológica do National Research Center for Environmental and Health (Neuherberg - Alemanha, 1998). Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul e coordena o Programa Unibral de intercâmbio com a Universidade de Trier. Atua na área de Ecologia e é professora no Curso de Mestrado em Turismo, orientando em Turismo e Meio Ambiente.

Rute Terezinha da Silva Ribeiro

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul, onde desenvolve trabalhos sobre interações bioquímicas entre microrganismos, com ênfase em enzimas e metabólitos liberados por fungos e bactérias de interesse biotecnológico. Atua principalmente nos seguintes temas: fitopatologia, biocontrole de pragas (nematódeos, fungos e bactérias) causadoras de doenças em plantas.

Sergio Echeverrigaray Laguna

Sergio Echeverrigaray concluiu o doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) [Esalq] pela Universidade de São Paulo em 1986. Com pós-doutorados na França e Israel. Atualmente é professor adjunto III da Universidade de Caxias do Sul e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente coordena 5 projetos de pesquisa. Atua na área de genética, microbiologia, cultura de tecidos, biologia molecular, bioinformática e fitoquímica.

Suelen Osmarina Paesi

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente sou professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul e coordenadora do Laboratório de Diagnóstico Molecular do Instituto de Biotecnologia-UCS. Componho o corpo doscente do Programa de Pós-graduacão em Biotecnologia. Sou membro do Comite de Ética em Pesquisa da UCS. Tenho experiência na área de Virologia Molecular, Genética , Saúde Coletiva, atuando principalmente nas áreas de Diagnóstico e Caracterização Molecular de Papilomavirus humano, Rotavirus e Norovirus .

Thereza Cláudia Moura-Linzmaier

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), especialização em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Pernambuco (1982) e mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (1996). Atualmente em processo de doutoramento em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: leveduras de uso enológico, biotransformações, leveduras e dispersão de poluentes, processos de secagem de bioprodutos.

Valdirene Camatti Sartori

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (1996), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (1999) e doutorado em Processos Biotecnologicos pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é pesquisador junto ao Instituto de Biotecnologia, Lab. Controle Biológico de Doenças de Plantas, é Coordenadora do Curso Especialização Agricultura Orgânica e docente do Departamento de Ciências Biológicas e Agronomia da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Agroecologia e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura orgânica, manejo alternativo de fitopatógenos com extratos de plantas, fitopatologia, doenças da macieira, etc.

Viviani Lopes Bastos

Possui graduação em Biologia Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988). Especilização em Zoologia Sistemática (1990) e mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Foi professora Estudual se 1 e 2 graus de 1981 até 2002. Participação em quatro expedições científicas na Antártica. Área de Zoologia: ornitologia marinha Foi professora da Escola Estadual Técnical de 2 grau Frederico Guilherme Schimidt de 1994 a 2002. Desde março de 1993 é professora titular de Biologia Geral - Colégio Sinodal. De março de 1988 até dezembro de 1992 foi professora do Curso de Hotelaria da Universidade de Caxias do Sul e de 1990 até atual é professora titular de Zoologia Geral da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: zoologia, ornitologia, biologia e Antártica.

Nenhum comentário: